ENCARNAÇÃO: O MAIOR MILAGRE DA HISTÓRIA
- Abner Fortes
- 19 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Aquele que é a Palavra tornou-se carne. João 1.14a
Quando João chama Jesus de Palavra, ele está afirmando algo extraordinário, que Jesus é a plena revelação de Deus na Palavra.
“No princípio,… estava com Deus, e era Deus…” João 1.1
Jesus é a sabedoria, o poder de Deus personificado. Jesus é o próprio Deus (Eterno, Criador e Todo Poderoso, Vida e Luz). Jesus é a plena personificação de Deus em Cristo.
REALIDADES DA ENCARNAÇÃO
1. Jesus não nasceu, Ele sempre existiu. O que se comemora é a entrada de Jesus no mundo (pois este sempre existiu); o que aconteceu na estrebaria foi o testemunho da entrada do eterno pessoal e personificadamente na história).
2. Jesus tornou-se como nós (carne) - ao se tornar homem, ele sendo Deus se submete ao ambiente do pecado, rejeição, hostilidade (Jesus se torna 100% homem)
3. Jesus é Deus buscando relacionamento - viveu entre nós, antes de Jesus, o acesso a Deus era extremamente restrito (quando o sacerdote entrava no tabernáculo) - com Jesus, a tenda agora é real, de carne osso, palpável, e essa tenda é Jesus. Deus está entre nós e demonstra disposições e iniciativa de relacionamento pessoal entre Deus e as pessoas
O milagre da reencarnação comunica a compaixão de Deus para com seu povo - Ele veio, se relaciona com pecadores como nós, para se comunicar que ele se alegra conosco, sofre conosco.
Expressão máxima da compaixão de Deus, presente e disponível.
4. Jesus é o invisível se tornando visível - o Senhor se manifestava de diversas formas, mas ninguém o tinha visto (mas com Jesus, Deus pode ser visto, tocado, por nós.
A encarnação e, consequentemente o Natal, nos leva a uma decisão:
Rejeição
Considerar o Natal uma festa meramente supérflua, com trocas de presentes e comidas em família. Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam.
Aceitação
Crer que ele é Deus eterno criador, que veio, se compadeceu de nós, morrendo em nosso lugar, sofrendo tudo que deveríamos sofrer, mas ressuscitou ao terceiro dia. O Natal e torna então um chamado para aceitação de Cristo como Senhor de sua vida. E para aqueles que já são cristãos, o Natal nos traz algumas demandas. São:
- Adoração: ver a grandiosidade de Deus deve nos levar inevitavelmente à adoração (no campo individual e coletivo)
- Contribuição: a reencarnação de Cristo é Deus demonstrando a verdadeira generosidade, assim como os magos deram presentes para Jesus.
- Missão: para que Jesus encanasse foi necessário que ele deixasse seu ambiente glorioso de conforto, e viesse para um ambiente estranho e hostil - assim como os missionários fazem.
- Compaixão: ele se tornou carne, e montou tenda entre nós. Participa de nossa realidade, nossas crises. O mundo precisa ver, mas também ouvir a palavra de Deus. Somos chamados a chamar a partir do chamado de Deus.
Esse milagre é ou não é o maior milagre da História?
Kommentit