NOSSA HISTÓRIA
Nossa história começa com uma pequena congregação formada em primeiro de agosto de 1954 por um grupo de 16 pessoas. Na ocasião, nos reuníamos ainda na rua Artur Coelho, na casa do irmão José Gonçalves, atrás do prédio onde hoje se reúne a nossa igreja. Em meio às lutas e aos desafios ganhamos o terreno em que hoje estamos localizados. Com prazer quebramos pedras e ajudamos a construir o nosso primeiro templo. Nesta época éramos pastoreados por pastor Daniel Carvalho de Almeida que junto com a sua esposa Cecília nos ensinou e nos fez crescer como igreja. Foi um tempo precioso, anos de trabalho árduo e muita motivação para fazer com que o evangelho de Cristo fosse levado à toda a cidade, que na época, ainda era bem pequena.
Muito cedo compreendemos a nossa vocação de plantar novas igrejas na cidade. O primeiro bairro escolhido foi o Miramar, onde foi plantada a Quarta Igreja Batista. A Praia Campista foi o segundo lugar onde o pastor Daniel Carvalho de Almeida começou a plantar uma outra igreja.
Após 24 anos à frente da Segunda Igreja Batista, o pastor Daniel Carvalho de Almeida deixou o pastorado em nossa igreja para cuidar da Primeira Igreja Batista em Conceição de Macabu. Em seu lugar tomou posse o pastor Daniel de Almeida e Souza, no dia 30 de dezembro de 1978 ao lado de sua esposa, Maria Geni. O pastor Daniel de Almeida e Souza dedicou 27 anos de sua vida à Segunda Igreja, com ele crescemos e nos multiplicamos já que neste período foram organizadas 9 novas igrejas: Centenário, na Praia Campista; Igreja Batista dos Cavaleiros, no Novo Cavaleiros; Peniel, no Campo do Oeste; Ajuda de Cima; Lagomar; Riviera; Jardim Aeroporto e Igreja Batista Esperança, na comunidade da linha; além da missão no Novo Botafogo.
E para pregar o Evangelho era necessário expandir, enviamos então o nosso primeiro missionário para o exterior, pastor Odenir Figueiredo Júnior, que começou o trabalho em Assunção, no Paraguai.
No ano de 2005, o pastor Daniel de Almeida e Souza anunciou a sua aposentadoria deixando um legado de trabalho e dedicação ao ministério pastoral. Para o seu lugar foi ordenado em 30 de dezembro de 2005, o pastor Daniel de Almeida e Souza Júnior. Com foco na Missão integral o pastor Daniel Júnior implantou trabalhos sociais na cidade de Macaé e ações em outros pontos do país. Ao lado de sua esposa, Érica, o pastor Daniel Júnior criou a Sibmissão que em todo o mês de agosto, durante os seis anos que esteve à frente, ajudou na restauração física de instituições, igrejas e comunidades.
Em fevereiro de 2012 pastor Daniel Júnior deixou o cargo de titular da Segunda Igreja Batista de Macaé para se dedicar às missões urbanas.
Em setembro de 2012, uma nova história se inicia onde o pastor Vagner Coelho Pontes junto com a sua esposa Marcia Valéria, toma posse como pastor titular. Com foco no discipulado e na pregação expositiva, inicia seu ministério com o conceito de colegiado pastoral, onde o pastor Abner Fortes e o pastor Ivis Fernandes são convidados a pastorear juntos a SIB.
Neste período também, foi implantado o curso LEGADO, um curso de aprofundamento bíblico para os membros da SIB e de outras igrejas da cidade e da região em parceria com a Igreja Batista dos Cavaleiros, uma de suas filhas.
Sob a liderança do Pr Vagner Pontes, a SIBMACAÉ teve o privilégio de acompanhar, neste período, a plantação de uma nova igreja no bairro do Horto, além de enviar e cooperar com a família do Pastor Abner Fortes para a plantação da Igreja Batista Nova Cidade, em Interlagos/SP, desde o início de 2020. Além de manter esforços missionários no norte e nordeste da África, no sudeste europeu e sudoeste asiático, bem como em alguns estados do Brasil, como Paraná, Manaus e Roraima.
Neste ano de 2023, a Segunda Igreja Batista de Macaé completará, pela graça de Deus, 69 anos de existência, cheia de gratidão por tudo aquilo que o Senhor tem feito em nossa história.
"Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém."
Romanos 11:36
Pr. Vagner Pontes
Baseado no texto de Fernanda Candal